quarta-feira, 25 de maio de 2011

[Liga] RCSoft 2-1 Buba Juniores (*)

Novamente os Buba entraram neste jogo bastante condicionados no que se reflecte ao número de jogadores - 6. Salientar o facto de Esteves (capitão nesta partida por ausência de Ricardo) regressar aos pavilhões após longa ausência por lesão.

Os RcSoft apresentavam-se neste jogo como favoritos à vitória. Primeiro, pela diferença pontual entre as duas equipas. Segundo, pelo historial completamente desfavorável para os Buba no que toca a confrontos anteriores entre estas duas equipas (6 derrotas e 1 empate). Mas a vontade de inverter esta situação era enorme e o facto de o jogo ser contra uma das melhores equipas da liga e bicampeã da mesma, motivava por si e nos enchia de “ganas” para ganhar.

Este misto de sensações levou a que entrássemos no jogo cautelosos, a defender atrás do meio-campo, respeitando o adversário e a própria filosofia de jogo dos Buba. Quando tínhamos posse de bola tentávamos ser rápidos a chegar com ela ao último terço do campo, insistindo (por vezes, exageradamente) no jogo com o pivô (Marco). Os primeiros 10 min foram bem controlados, com os Buba a defender bem, não permitindo entradas nas costas da defesa, deixando como alternativa ao adversário o remate atrás da marca dos 10 metros. Os RcSoft iam insistindo nessa alternativa elevando as estatísticas para números exagerados, mas com fins práticos nulos. Até ao fim uma ocasião para ambas as equipas. Primeiro para os Buba que depois de uma grande jogada individual de Lopes na ala esquerda, este cruza a bola e João Silva num remate (meio enroscado) acerta na trave da baliza adversária. De seguida poderia ter sido o golo dos RcSoft após um corte defeituoso de Lopes que quase introduzia a bola na sua própria baliza. Grande defesa de Paulito (mais uma) a negar esse momento de azar.

Na segunda parte o jogo começou diferente. Entrámos fortes, mais dinâmicos e com vontade trazer os três pontos para casa. Logo aos 2/3 minutos Marco, após uma grande jogada individual, isola-se e só com o GR no horizonte remata a bola acertando com estrondo no poste. Logo de seguida Lopes trabalha bem na ala esquerda armando um potente remate que o GR defende para a frente e na recarga Filipe aparece sozinho a fuzilar. Golo! Recomeçava bem o jogo para os Buba Juniores. A partir daí era fazer o nosso jogo. Defender juntinhos cá atrás, impedindo penetrações no nosso quadrado, permitindo única e exclusivamente, ao adversário, a hipótese de alvejar a baliza defendida por Paulito através de remates de meia-distância. O jogo corria-nos bem, defendíamos eficazmente com muita garra e sorte, pois aquilo que o Paulito não defendia ia invariavelmente pela linha final. No que toca ao jogo ofensivo, praticamente não existiu. A pressão alta dos RcSoft levava-nos ao erro em poucos segundos. Até que, a quatro minutos do fim, um desentendimento na defesa permite a entrada de um jogador no meio (única vez que aconteceu em todo o jogo), ficando isolado cara-a-cara com o GR, não falhando e restabelecendo o empate no placar. Com o golo, os RcSoft não abrandaram o ritmo elevadíssimo que apresentaram ao longo de toda a segunda parte, acreditando que poderiam chegar ao golo da vitória. Poderia ter corrido mal, quando numa recuperação de bola, por parte dos Buba, a meio-campo, permitiu um rápido contra-ataque de 3x1. Nessa jogada, Filipe falha por muito pouco. Na reposição de bola, dá-se o golo dos RcSoft. Remate potente à entrada da área, cruzado, só pára no fundo da baliza. Paulito ainda toca na bola, mas esta entra mesmo ao ângulo superior esquerdo. Indefensável!

Até ao fim, mais uma falta dura (a 2ª do jogo e do mesmo jogador – ambas merecedoras de cartão amarelo) não assinalada. Esta à entrada da área, o que permitiria um livre perigoso a terminar o jogo. Poucos segundos depois termina o jogo

Mais uma vez os Buba saem do pavilhão com a sensação de injustiça. Não pondo em causa a vitória dos RcSoft, a verdade é que estivemos a ganhar até perto do fim. E em 20 segundos se resolveu o jogo. Do 1-2 desperdiçado, nasce o 2-1. De salientar o enorme esforço físico dos poucos jogadores presentes… foram guerreiros.

Tirando as duas faltas, mencionadas em cima, a arbitragem foi positiva, num jogo fácil de apitar onde o fair-play esteve presente do início ao fim do jogo.

(*)Texto elaborado por Filipe Goucha

Jogaram pelos Buba Juniores:
89- Paulito
2 - Filipe
6 - Marco
8 - Esteves
13- João Silva

Jogaram ainda:
52- Lopes

Golos:
0-1 Filipe

Próximo jogo:
Drink Team - Buba Juniores (Segunda-feira, dia 30, às 22h no pavilhão de Sta. Clara)