sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

[Liga] Shaktar 2-6 Buba Juniores*

Jogo contra a equipa que ainda não tinha qualquer ponto na Liga, pelo que se pedia uma vitória e assim aconteceu.
Quisemos entrar forte e tentar resolver o jogo cedo e por isso entrámos com uma equipa de jogares mais rápidos e intensos, no entanto o início da partida não foi o desejado. Algo ineficazes na troca de bola e não muito concentrados as coisas não saíram bem, tendo inclusive os Shaktar uma ou duas boas oportunidades para inaugurar o marcador. Nos primeiros 12/13 minutos manteve-se o nulo. Foi então que surge finalmente o golo dos Buba, Veloso do lado direito coloca em Esteves que recebe no meio a pivot, roda sobre o defesa e de pé esquerdo coloca no fundo da baliza. O golo soltou os Buba e até ao final da primeira parte ainda fizemos mais três. Mário pega na bola no meio passa em velocidade por um defesa e na passada atira para o segundo, com o GR a ser mal batido. O terceiro começa com um passe de Gil no lado esquerdo do meio campo que vê bem Veloso sozinho do lado direito, um dois passos e remate forte para dentro da baliza. Finalmente o quarto golo a surgir por Danny que do lado direito corta nas costas do defesa e Esteves no meio oferece de pé esquerdo para um remate, já dentro da área, a entrar junto à barra. Um final de primeira parte muito bom que justificou a diferença que se verificava.

Na segunda parte começámos com uma equipa que não está tão habituada a jogar junta e pagámos por isso. Não conseguíamos sair com a bola, os passes eram sempre longos demais e na defesa muita desorganização e desatenção. Os Shaktar estavam por cima do jogo, começaram a acreditar que podiam marcar, e assim veio a acontecer ainda que com alguma felicidade. Passe longo para o lado direito num contra-ataque, Paulito sai da baliza, o jogador passa para o meio (onde ninguém da sua equipa o tinha acompanhado, e Carlos que vinha em recuperação, desvia a bola para a sua própria baliza. Um azar justo. Fizemos alterações na equipa, mas voltámos a sofrer mais um golo numa má opção precedida de novo azar. Bola bombeada para o meio campo dos Buba, Esteves tenta fazer um passe de primeira para um jogador que se encontrava sozinho, não sai nada bem, coloca nos pés de um jogador dos Shaktar no meio campo, este tentar passar por Veloso, mas no corte a bola ressalta-lhe nas pernas e isola um jogador dos Shaktar que, isolado frente ao Paulito, remata bem para o 2-4.
A partir daí só deu Buba, fomos mais concentrados e pressionantes. Numa recuperação de bola Danny leva pelo lado esquerdo, flete para o meio, dá a entender que iria passar para Esteves que estava sozinho ao segundo poste, e atira bem para dentro da baliza deixando o GR pregado. O último golo surge de penalty por Carlos.
Não foi a melhor das exibições, mas os objetivos foram concretizados.

*Crónica por Pedro Esteves

Jogaram pelos Buba Juniores:
1- Paulito
8- Esteves
17- Carlos
33- Danny
24- Luís

Jogaram ainda:
31- Mário
19- Veloso
27- Gil

Golos:
0-1 Esteves
0-2 Mário
0-3 Veloso
0-4 Danny
2-5 Danny
2-6 Carlos

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

[Liga] Torre Bera 1-0 Buba Juniores*

Jogo em atraso da 13ª Jornada contra uma equipa que está a lutar pelo título e com quem, regra geral, fazemos jogos equilibrados. Este veio a ser mais um.

Entrámos muito bem, com muito boa circulação de bola e boas movimentações. Não foi de estranhar que tivéssemos a primeira grande chance da partida com Carlos na direita a centrar e Esteves de cabeça a enviar ao poste; na recarga chuta contra o defesa e perde-se assim uma oportunidade flagrante. Os Torre de Bera, depois dos primeiros 5 minutos começam a equilibrar o jogo e também fruto de uma boa troca de bola e repentismo do jogador mais avançado, criam alguns calafrios, nomeadamente Leandro a aparecer sozinho frente a Faria mas este com uma extraordinária defesa a manter o nulo. Foram várias as oportunidades quer numa quer na outra baliza, mas a defesa e os GR impuseram-se invariavelmente aos atacantes. Uma primeira parte mexida e de bom futsal.

A segunda parte não foi muito diferente, ainda que o jogo tenha ficado um pouco mais partido. Ambas as equipas dispuseram de vários contra-ataques ou situações de 2x2. Nós tivemos vários 3x2 em contra-ataque mas o último passe era sempre muito mau, ou então chutávamos quando não devíamos e passávamos quando deveríamos chutar.
Com o jogo a aproximar-se do fim, e com o zero-zero a teimar, os Torre de Bera metem o 5º homem. Um risco que lhes ia saindo caro por duas situações, numa delas, Carlos recupera ainda no meio campo adversário a bola e com a baliza completamente aberta remata ligeiramente ao lado. Na segunda, Mário já no nosso meio campo chuta para a baliza deserta mas também com a pontaria desafinada. Foi, no entanto, a 30 segundos do fim que num passe de rosca lateral que passa entre dois defesas dos Buba e toca no homem mais avançado dos Torre de Bera que a bola lá consegue entrar, colocando alguma injustiça no marcador. Num jogo em que realmente podia ter caído para qualquer uma das equipas o empate seria o mais justo.
Arbitragem sem problemas, segurou bem um jogo disputado com alguma intensidade mas sempre com fair-play.

*Crónica por Pedro Esteves

 Jogaram pelos Buba Juniores:
1-Faria
8- Esteves
17- Carlos
18- Tiago
24- Luís

Jogaram ainda:
31- Mário
26- Guilherme
27- Gil