quinta-feira, 21 de março de 2013

[Liga] Troika 7-0 Buba Juniores

Jogo em atraso da 20ª jornada, frente ao primeiro classificado e mais forte candidato a ser campeão.
Era um jogo muito complicado à partida, mas não era impossível como demonstra a vitória dos Buba na primeira volta da Liga.

A primeira parte foi dominada pelos Troika, domínio esse muito consentido da nossa parte. O objectivo era defender atrás do meio-campo de forma a que os Troika não tivessem muito espaço para explorar a velocidade e técnica dos seus elementos. Mas os Troika conseguiram contornar essa estratégia apostando nos remates de média distância, que criaram muito perigo nos primeiros minutos.
A nossa posse de bola não era muito eficaz... trocávamos bem a bola, mas longe da baliza adversária. Apenas criámos perigo num livre perto da área, mas o guarda-redes opôs-se bem ao remate de Marcelo.
Os Troika viriam adiantar-se no marcador num erro nosso... muita cerimónia a aliviar a bola da nossa área e o jogador dos Troika foi mais lesto e inaugurou o marcador a meio da primeira parte.
Até ao final da primeira parte o jogo não mudou muito... mais perigosos os Troika, enquanto os Buba não conseguiam criar perigo.

Na segunda parte tentámos recuperar a desvantagem mínima, mas cometemos demasiados erros. Numa saída para o ataque perdemos a bola e os Troika aproveitaram para fazer o 2-0.
A partir daqui jogámos no 5 para 4, mas exceptuando um ou dois lances (incluindo um remate ao poste) nunca nos conseguimos superiorizar à defesa dos Troika. E novamente em lances sem grande pressão, perdemos a bola e os Troika aproveitaram para aumentar a vantagem para números um pouco exagerados, sempre em golos de 1 para 0 ou até de baliza aberta.

Resultado justo dos Troika, que mostrou porque está em primeiro lugar.
A arbitragem foi perfeita, num jogo fácil de apitar.

Jogaram pelos Buba Juniores:
89- Paulito
31- Mário 
34- Calhau
44- Marcelo
52 - Lopes

Jogaram ainda:
13- João Silva
69- Jorge Costa

Próximo jogo:
Shaktar – Buba Juniores (Terça-feira, dia 02, às 23h no Martim de Freitas)

quarta-feira, 20 de março de 2013

[Liga] Buba Juniores 1-1 Aeminium FC

Jogo frente a uma equipa com legítimas aspirações ao titulo e que na primeira volta nos tinha vencido por números claros, 5-2.
Para complicar, e mantendo a sina desta segunda volta dos Buba, apenas tínhamos 5 elementos disponíveis, além de virmos de uma derrota humilhante.

A estratégia não ia diferir da do jogo anterior... defesa atrás do meio-campo, posse de bola segura e, sempre que possível, apostar no 5 para 4.
A primeira parte começou com as duas equipas a não arriscarem muito, sempre com posse de bola longe das balizas e com nítidas cautelas defensivas. Só na segunda metade da primeira parte é que o jogo mudou um pouco... os Buba conseguiram jogar mais vezes no 5 para 4 e controlaram o jogo longe da sua área, e em algumas situações conseguiram criar situações de algum perigo.
O intervalo chegava com o nulo ainda no marcador, resultado que espelhava o equilíbrio que havia no jogo.

Os Aeminium entraram mais pressionantes na segunda parte. Como a vitória era o único resultado que lhes interessava, tentaram desgastar-nos mais ao colocar mais velocidade em jogo. A nossa estratégia não sofreu alterações.
Os Aeminium acabariam por chegar ao golo, num remate cruzado com a bola a bater na trave e a entrar. Apesar das dúvidas, pareceu-me que os árbitros validaram bem o golo.
A perder, os Buba intensificaram o 5 para 4, mesmo faltando ainda muito tempo para o final da partida e empurraram os Aeminium para o seu meio-campo. E isso veio a dar frutos... primeiro o remate de Lopes foi desviado e Calhau não conseguiu emendar ao segundo poste, mas pouco depois, novamente a mesma jogada e desta vez Calhau a empurrar para o fundo da baliza. Também houve dúvidas na regularidade deste golo, já que o toque de Calhau parece ter sido com o braço, embora este tenha sido involuntário.
O jogo estava vivo, mas o equilíbrio manteve-se até aos últimos 5 minutos. Nesta altura os Aeminium intensificaram a procura pela vitória e, aproveitando o desgaste físico dos Buba, mandaram no jogo. Mesmo nos últimos instantes ainda tentaram o 5 para 4, mas a defesa dos Buba levou a melhor.

Empate justo pelo que se passou ao longo dos 40 minutos.
A arbitragem foi boa. Houve lances duvidosos, mas pareceu-me que decidiu sempre bem.

Jogaram pelos Buba Juniores:
1- Ricardo
31- Mário 
34- Calhau
44- Marcelo
52 - Lopes

Golos:
1-1 Calhau

Próximo jogo:
Troika – Buba Juniores (Quarta-feira, dia 20, às 23h na Palheira)