sábado, 19 de março de 2011

A regra do atraso ao guarda-redes

Durante o jogo de ontem, os All United joagram nos últimos minutos no sistema conhecido por 5x4, utilizando o guarda-redes avançado.
O que reparei durante esse momento foi um desconhecimento de uma das regras de futsal tanto da parte dos árbitros como da equipa adversária (que também desempenham a função de árbitro noutros jogos), a regra dos atrasos ao guarda-redes.

O que diz a regra, que pode ser consultada no regulamento, é o seguinte:

Guarda redes - Poder ou não jogar a bola

Após uma defesa, o guarda-redes só poderá voltar a jogar a bola no meio campo adversário. (excepto se ela tocar num adversário ou acidentalmente num colega).

Numa reposição de bola feita por um colega de equipa, caso haja atraso ao guarda-redes este poderá jogar a bola, tendo 4 segundos para o fazer. Depois de fazer o passe, só a pode voltar a jogar no meio campo adversário. (excepto se ela tocar num adversário ou acidentalmente num colega).

Após o lançamento de baliza (pontapé de baliza), o guarda-redes não pode voltar a jogar a bola, nem no seu meio campo nem no meio campo adversário. (excepto se ela tocar num adversário ou acidentalmente num colega).

Caso o guarda-redes venha a tocar a bola novamente no seu meio campo, sem que esta toque num adversário, a sua equipa será penalizada com um pontapé-livre indirecto no local da infracção. Se ele o fizer com as mãos fora da sua área de grande penalidade, será a sua equipa penalizada com um pontapé-livre directo.


O que está a negrito foi a parte da regra que os intervenientes no jogo revelaram desconhecimento. Ou seja, após o lançamento de baliza o guarda-redes só pode voltar a receber a bola após um adversário ter tocado nela, independentemente de estar no próprio meio-campo ou no meio-campo adversário. Esta situação aconteceu por duas vezes durante os últimos minutos do jogo de ontem.

A minha pretensão com esta explicação é apenas chamar a atenção de todos os intervenientes para esta pequena excepção à regra dos atrasos ao guarda-redes, para que a situação do jogo de ontem não se volte a repetir.

Bons jogos

[Liga] All United 1-3 Buba Juniores

Regresso da Liga após a semana de paragem com um jogo frente a uma equipa que tem mais qualidade que a posição que ocupa transparece. Jogadores jovens, bons de bola e raçudos.
Da nossa parte, mais uma vez apresentávamos muitas ausências, apenas tendo 6 jogadores disponíveis.

O jogo começou muito bem para nós. No primeiro ataque que tivemos inauguramos o marcador, num remate de longe. O jogo começava de feição para nós.
A reacção dos All United foi tímida e as melhores oportunidades foram nossas, com dois falhanços isolados. Mas o segundo golo acabou por surgir, com Lopes a aproveitar uma perca de bola de um defesa adversário.
A reacção dosAll United foi melhor desta vez e começou a equilibrar o jogo. Nós tentávamos o contra-ataque, que começou a não sair com a mesma facilidade que no início. O golo podia ter surgido em qualquer uma das balizas, mas nesta altura os guarda-redes exibiram-se em bom plano.
Ao intervalo a vantagem era dos Buba por duas bolas.

Na segunda parte o jogo foi diferente. Os All United fizeram uma pressão alta, aumentaram a agressividade na recuperação de bola e criaram muito perigo. Digamos que só houve uma equipa na segunda parte.
Da nossa parte jogámos como gostamos, a defender e a jogar em contra-ataque. Mas apenas conseguimos defender... raramente conseguíamos sair em contra-ataque, muitas vezes por demérito nosso. Nesta fase do jogo destacava-se o nosso guarda-redes que, juntamente com a defesa, ia anulando todas as jogadas de perigo.
Nos últimos 4 minutos os All United jogaram num 5x4 e conseguiram reduzir para 1-2. Voltavam a acreditar no empate e ele podia ter acontecido na reposição de bola seguinte. Como quem não marca arrisca-se a sofrer, os Buba conseguiram matar o jogo logo de seguida, aproveitando uma perca de bola do adversário e Filipe a chutar para a baliza deserta.
O jogo terminava pouco depois.

Uma vitória muito sofrida dos Buba num jogo em que a segunda parte mostra que muito coisa tem que ser melhorada quando estamos em situação de vantagem.
A arbitragem foi boa, apesar de alguma dualidade de critérios ao longo do jogo, havendo momentos em que mantinham um critério largo e outros em que o critério era muito curto.

Jogaram pelos Buba Juniores:
89- Paulito
2 - Filipe
8 - Esteves
9 - Ricardo
52- Lopes

Jogaram ainda:
6 - Marco

Golos:
0-1 Ricardo
0-2 Lopes
1-3 Filipe

Próximo jogo:
Buba Juniores - A.C.A.-Futsal (Terça-feira, dia 22, às 21h no Martim de Freitas)

domingo, 13 de março de 2011

Taça Futsal de Coimbra: 4º lugar

No pavilhão do União realizou-se este Sábado um torneio denominado de Taça Futsal de Coimbra, um convívio excelente com algumas equipas já nossas conhecidas da Liga.
Da parte dos Buba foi conquistado um valoroso 4º lugar, depois de termos ficado em primeiro lugar do grupo A, tendo perdido nas meias-finais e no jogo de atribuição do 3º e 4º lugar.

Buba Juniores 1-0 FC Niggaz

Não foi nada fácil este jogo. Entrada em campo com pouca agressividade permitiu que os Niggaz tivessem o controlo do jogo e dispusessem de muitas oportunidades.
O golo acabou por surgir numa das poucas oportunidades dos Buba.
Resultado melhor que a exibição.

Jogaram pelos Buba Juniores:
33- Rafa
2 - Filipe
9 - Ricardo
52- Lopes
Coelho

Jogaram ainda:
6- Marco

Golos:
1-0 Ricardo

Buba Juniores 1-1 Sagres United

Jogo contra uma equipa desconhecida mas com excelentes executantes.
Depois de termos começado a perder, tivemos uma boa reacção nos 10 minutos finais, chegando ao empate e tendo duas boas oportunidades para vencer.

Jogaram pelos Buba Juniores:
33- Rafa
6- Marco
31- Mário
52- Lopes
Coelho

Jogaram ainda:
2 - Filipe
9 - Ricardo
Diogo Veiga

Golos:
1-1 Lopes

Buba Juniores 2-1 Pai da Manada

Bastava o empate para nos classificarmos, mas conseguimos vencer com um golo no último instante da partida.

Jogaram pelos Buba Juniores:
33- Rafa
2 - Filipe
6- Marco
9 - Ricardo
52- Lopes

Jogaram ainda:
31- Mário
Coelho
Diogo Veiga

Golos:
1-0 Filipe
2-1 Marco

Na meia-final jogámos frente aos Torre Bera (que acabaram por vencer a Taça).

Meia-Final: Buba Juniores 0-2 Torre Bera

Jogo em que demos a bola ao adversário e defendemos recuados. Conseguimos anular bem as melhores individualidades do adversário e até chegámos a criar algum perigo.
Apenas com o primeiro golo dos Torre Bera é que o jogo caiu de vez para um dos lados e a nossa reacção foi ténue.

Jogaram pelos Buba Juniores:
33- Rafa
2 - Filipe
6- Marco
9 - Ricardo
52- Lopes

Jogaram ainda:
31- Mário
Coelho
Diogo Veiga

3º/4º Lugas: Buba Juniores 3-5 Sagres United

Jogo disputado já com pouca motivação e frescura física. Entrámos muito mal no jogo e em pouco tempo já estávamos a perder 3-0.
Reagimos bem, mas insuficiente para conseguir disputar o jogo.

Jogaram pelos Buba Juniores:
33- Rafa
2 - Filipe
52- Lopes
Coelho
Diogo Veiga

Jogaram ainda:
6- Marco
9 - Ricardo
31- Mário

Golos:
1-3 Mário
2-3 Marco
3-5 Lopes

Classificação final da Taça:
1º Torre Bera
2º Goal United
3º Sagres United
4º Buba Juniores
5º FC Niggaz
6º Scalabis
7º Pai da Manada
8º Shaktar