terça-feira, 22 de outubro de 2013

[Liga] Tiago+4 1-4 Buba Juniores (*)


Primeiro jogo da época fora do Martim de Freitas e contra uma equipa que fica sempre à nossa frente no campeonato mas que paradoxalmente, nos últimos dois anos, levamos clara vantagem no confronto direto (4V-1E). Perspetivava-se um jogo complicado e assim começou por ser.

Entrámos algo desorganizados e com muito pouca posse de bola, os Tiago+4 controlavam o jogo e nós vivíamos muito de um jogo direto praticamente sempre sem resultado. Sem grande admiração, os Tiago+4 inauguram o marcador num lance em que o adversário ganha uma bola a meio campo e perante a passividade da defesa corre 3 ou 4 metros e chuta para golo. Tentámos-nos organizar mas o pouco entrosamento de 4 jogadores de campo novos relativamente ao ano passado e um que ainda não tinha sequer treinado connosco este ano dificultavam um pouco a tarefa. No entanto íamos defendendo com mais consistência e disparando contra-ataques, num dos quais Carlos pelo lado esquerdo consegue passar para Gito no meio, que com a baliza quase deserta empurra para o golo do empate. Talvez um pouco injusto nesta fase, mas fez-nos acreditar que poderíamos melhorar e vencer o jogo.

Veio o intervalo, esclarecemos a forma de jogar e…que segunda parte! Todos entenderam bem a mensagem e todos fizeram um grande jogo dentro da sua função em campo. Trocas de bola muito boas, raça e inteligência na conquista da posse de bola iam aumentando de minuto a minuto e de passe para passe a nossa confiança. O 2-1 surgiu no início da segunda parte. Grande arrancada de Carlos pela direita a passar em velocidade pelos adversários, chuta cruzado e Veloso nem precisou de empurrar ao segundo poste. O 3-1 (novamente por Carlos) resultou única e exclusivamente da sua entrega ao jogo, uma excelente recuperação a meio campo de uma bola bombeada que parecia plenamente controlada pelo jogador adversário, mas com um toque de cabeça isola-se perante o GR, contorna-o e chuta para a baliza deserta. O quarto golo foi alcançado com um pouco de sorte num remate nas orelhas da bola que sai enrolada ao canto da baliza.
Foi talvez o nosso melhor jogo esta época, a qualidade defensiva esteve presente em todos os momentos (exceto no golo), muita comunicação e entreajuda. No ataque fizemos muita rotação de bola e movimentação direta que baralhava um pouco a defesa dos Tiago+4. Vitória, por isso, justa. 
Uma nota para o fair-play entre as equipas, já habitual com os Tiago+4. Boa arbitragem.

(*) Crónica por Pedro Esteves

Jogaram pelos Buba Juniores:
1 - Mário
8 - Esteves
17- Carlos
19- Veloso
24- Luis
25- Gito
27- Gil

Golos:
1-1 Gito
1-2 Carlos
1-3 Carlos
1-4 Carlos

Próximo Jogo:
Troika - Buba Juniores (Quarta-feira, dia 30, às 23h no pavilhão da Palheira)