terça-feira, 19 de novembro de 2013

[Liga] Os Pimentinhas 3-3 Buba Juniores(*)


Primeiro encontro da nossa história contra os Pimentinhas. Campeões da 2ªDivisão e finalistas vencidos da Taça no ano passado. Perspetivava-se um encontro muito complicado, ainda para mais dadas as ausências dos nossos GR e de outros tantos elementos.

Entrámos fortes e determinados com uma troca de bola rápida e precisa. Criámos algumas situações perigosas e surpreendemos a equipa da casa que não entrou muito concentrada. Estando a dominar o jogo, o golo surge contra a corrente, uma falha de marcação nossa permite que o jogador adversário apareça isolado frente ao GR e inaugure o marcador. A resposta não podia ser melhor, logo na jogada a seguir ao golo Carlos faz o empate, depois de um passe de Esteves a rasgar pelo meio da defesa dos Pimentinhas, surge bem em velocidade a finalizar.
Apesar de um acordar dos Pimentinhas e de algumas boas jogadas que nos puseram em sentido, continuámos a fazer uma muito boa troca de bola e a rematar bastante durante a primeira parte, mas invariavelmente o GR da equipa adversária defendia todas as nossas tentativas de golo, até que Tiago consegue final e merecidamente, com um remate frontal bem colocado junto ao poste direito do GR, desfazer o empate. Até ao final o marcador não se alterou e ao intervalo o resultado era justo.

A segunda parte foi diferente. Os Pimentinhas vieram para cima de nós e passámos por momentos de aperto. Com o cansaço e com um jogo mais duro que não era penalizado pela equipa da arbitragem, não conseguimos ter tanto a bola como queríamos, e muito menos o controlo do jogo; mas foi infelizmente em mais um erro defensivo, desta vez com o último homem a fintar na defesa, que os Pimentinhas chegam ao empate, a bola ainda ressalta no nosso defesa e entrou sem grandes hipóteses de defesa. O empate, alcançado nos primeiros 6/7 minutos da segunda parte era justo. O jogo a partir daí ficou um pouco partido, com muitas situações de parte a parte, com recuperações de bola e contra-ataques e com um GR dos Pimentinhas muito inspirado! O jogo manteve a toada dura e com muitas faltas sem serem assinaladas o que mexeu um pouco com a cabeça dos jogadores. Até que a 1’30’’ do fim os Pimentinhas fazem um golo numa situação que tinha sido avisada no início, o pivot recebe, gira para a baliza e remata de bico junto à barra. Um golo que desmoralizou momentaneamente a equipa. Desconto de tempo para levantar a cabeça e partir com tudo no tempo que restava. Estabelecemos o 5x4 que à terceira tentativa, e a poucos segundos do fim viria a dar frutos com um passe cruzado de Gito do lado direito para Tiago que frente ao GR coloca no poste mais distante. 

Um resultado justo, num bom jogo de futsal, mas que nos soube a pouco tal foram as oportunidades criadas, quer na primeira quer na segunda parte.
A arbitragem foi bastante permissiva, particularmente na segunda parte. Uma nota para o número das faltas; é um aspeto fundamental do jogo, para além de terem ficado várias por assinalar, estiveram desconcentrados na contagem das que assinalaram

(*) Crónica de Pedro Esteves

Jogaram pelos Buba Juniores:
1- Mário
8- Esteves
17- Carlos
18- Tiago
25- Gito

Jogaram ainda:
26- Gil

Golos:
1-1 Carlos
1-2 Tiago
3-3 Tiago

Próximo Jogo:
Buba Juniores - Números Irreverentes (Sexta-feira, dia 29, às 21h no Martim de Freitas)