sábado, 25 de janeiro de 2014

[Liga] Buba Juniores 4-1 Troika

Fantástico jogo dos Buba.

Frente aos campeões em título e equipa que nos últimos 2 confrontos tinham resultado em derrotas claras (7-0 e 4-0), os Buba não eram favoritos. Ainda mais complicaram as contas com as ausências que contávamos, tendo apenas 5 jogadores disponíveis para o jogo. Mas se em 80% dos jogos isto seria uma desvantagem, neste calhou ser a grande vantagem da equipa.

Sabíamos que o ponto forte dos Troika são as saídas para o contra-ataque, onde são realmente muito fortes aliado à boa técnica dos seus jogadores. Por isso demos sempre o controlo do jogo ao adversário, procurando ter sempre a equipa muito bem organizada no nosso meio-campo. E assim foi, raramente os Troika conseguiram ter vantagem numérica nos ataques e as oportunidades foram muito escassas.
Como tínhamos apenas 5 jogadores e de forma a podermos gerir melhor o esforço, aproveitámos alguns momentos para jogar 5x4, algo em que não fomos nada felizes. Foi mesmo após percas de bola nestas situações que os Troika tiveram as melhores oportunidades durante todo o jogo, mas a pontaria estava desafinada.
Falando do desenrolar do jogo, começámos bem e num dos primeiros ataques fizemos o golo, pelo estreante Danny. Os Troika tiveram sempre muita posse de bola, mas poucas oportunidades... e acabaram por chegar ao empate num lance algo fortuito, após um remate falhado a ir ter com um jogador dos Troika que estava com pouco ângulo e fez um golo com algumas culpas para o guarda-redes.
Até ao final da primeira parte as melhores oportunidades foram dos Buba, principalmente do Danny que falhou isolado.

A segunda parte começou da mesma forma. Os Troika com mais bola, mas sem criarem oportunidades e os Buba a terem as melhores chances em contra-ataques. Mas foi já na segunda metade que o resultado viria a mudar... primeiro num lance feliz, livre à entrada da área e o remate de Gito a desviar em Esteves e a trazer justiça ao marcador.
Os Troika não reagiram de imediato... o jogo foi mantendo a mesma toada, embora o cansaço nos jogadores dos Buba fosse cada vez mais evidente.
A dois minutos do fim os Troika pedem o desconto de tempo para passarem a jogar no 5x4. Mas ao contrário do jogo anterior com o Futsal Festivaleiros, estivémos inpecáveis a defender. E nestes 2 minutos fizémos 2 golos e ainda enviámos 1 bola ao poste.

Vitória justa com uma arbitragem muito boa.

Jogaram pelos Buba Juniores:
1- Ricardo
8- Esteves
10- Danny
24- Luis
25- Gito

Golos:
1-0 Danny
2-1 Esteves
3-1 Danny
4-1 Luis

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

[Liga] Futsal Festivaleiros 2-3 Buba Juniores*

Jogo em atraso da 15ª Jornada contra mais uma equipa que subira de divisão, os Futsal Festivaleiros. Oficialmente foi, portanto, o nosso primeiro confronto.
Sem surpresa, tivemos uma primeira parte de algum estudo e sem que nenhuma das equipas arriscasse muito. Algumas boas iniciativas que esbarravam quer nos guarda-redes quer nas paredes; alguma troca de bola das duas equipas; um bom início dos Buba e uma ponta final melhor dos Festivaleiros, mas à saída para o intervalo manteve-se o zero-zero.
Mas isto de zeros-zeros no futsal há pouco, e por isso sabíamos que mais cedo ou mais tarde iriam aparecer os golos e fizemos por ser a primeira equipa a alcançá-lo. A segunda parte começou como a primeira, com muito equilíbrio, e foi numa jogada de alguma insistência com vários passes e remates na área dos FF que Carlos consegue fazer o último disparo que inaugura o marcador. As equipas mantiveram-se concentradas e o golo não mudou muito a toada do jogo, ora oportunidade numa baliza, ora oportunidade na outra, foi num lance de troca de bola rápida e certeira que fazemos o segundo golo: Esteves faz um lob a um adversário na zona defensiva, Tiago receciona do lado esquerdo antes do meio campo e coloca alto e longo para a desmarcação rápida de Carlos, este domina e remata para um golo que nos deu mais tranquilidade. O 0-3 surgiu já na segunda metade da segunda parte quando Faria, em mais uma das suas boas saídas, apanha a bola e coloca longo e rápido para a velocidade de Carlos, segura a bola perto da linha de fundo do lado esquerdo, consegue fintar o GR e dilata assim a vantagem. Talvez uma vantagem demasiado grande para o que estava a ser o jogo, no entanto premiava a equipa mais eficaz, e a boa exibição coletiva defensiva e individual do GR.
Foi então que os FF arriscam tudo e a faltarem 6/7 minutos para o fim do jogo fazem o 5x4, alteração tática que veio a dar frutos. Num canto, chutam para a área e a bola bate nas pernas de um defesa nosso que trai o GR, 1-3. O golo perturbou-nos um bocado, defendíamos desorganizados o 5x4 e passado 1min os FF num remate do GR na zona lateral esquerda, perto da área, faz com que a bola bata no poste direito da baliza e entre para o 2-3. Desconto de tempo imediato para corrigir os erros e posições. Em boa hora. Os FF mantinham o 5x4 mas nós defendíamos melhor e já conseguíamos também manter mais a bola. Até ao fim ainda enviámos uma bola à barra mas o resultado não se alterou.
Vitória justa, mas bem suada.
Arbitragem razoável sem influência no resultado.
O aspeto negativo do jogo foi uma atitude menos feliz de um jogador dos FF mas que ficou tudo resolvido dentro de campo.

*Crónica por Pedro Esteves

Jogaram pelos Buba Juniores:
1-Faria
8- Esteves
17- Carlos
18- Tiago
24- Luís

Jogaram ainda:
31- Mário
19- Veloso
27- Gil

Golos:
0-1 Carlos
0-2 Carlos
0-3 Carlos