quarta-feira, 5 de outubro de 2011

[Liga] Buba Juniores 1-3 Torre Bera

Na segunda jornada da Liga defrontamos um dos candidatos ao título e terceiros classificados na Liga do ano passado.

O jogo começou logo com uma grande oportunidade nossa quando Lopes, completamente isolado, permitiu a defesa ao guarda-redes contrário. A resposta dos Torre Bera foi na sequência de um lançamento lateral, mas o fim acabou por ser o mesmo. Estava dado o mote para o que iria ser o jogo.
Na primeira parte o jogo foi muito equilibrado, havendo fases em que os Torre Bera tinham mais posse de bola e noutras em que eram os Buba que tomavam conta da "redondinha". As oportunidades iam surgindo nas duas balizas.
Na primeira parte os Buba conseguiram adiantar-se no marcador, numa bela jogada colectiva finalizada por Luís Santos, que se estreou a marcar pelos Buba.
O resultado ao intervalo aceitava-se.

A segunda parte começou da mesma forma, embora os Torre Bera estivessem um pouco mais pressionantes. Numa falha defensiva os Torre Bera conseguiram chegar à igualdade.
O jogo não mudou muito com o golo... o respeito que as duas equipas mostravam uma pela a outra mantinha-se, mas a verdade é que o jogo dos Buba não mostrava a mesma organização que evidenciou na primeira parte. O golo da reviravolta acabou por surgir numa perca de bola do último homem.
A reacção a este golo foi forte e os Buba fizeram tudo para chegar à igualdade novamente, mas que acabou por não surgir também por mérito da organização dos Torre Bera e do seu guarda-redes.
O golo da confirmação da derrota surgiu já mesmo no fim, num canto.

Foi uma vitória que se aceita dos Torre Bera, num jogo equilibrado.
Sobre a arbitragem, dou o benefício da dúvida num possível penalty na segunda parte. Apenas achei que foi demasiado rigorosa em alguns lances e até mesmo na comunicação com os jogadores.

Jogaram pelos Buba Juniores:
89- Paulito
2 - Filipe
30- Miki
31- Mário
52- Lopes

Jogaram ainda:
6 - Marco
8 - Esteves
9 - Ricardo
10- Luis
13- João Silva
18- Tiago
20- Vinhas

Golos:
1-0 Luís

Próximo Jogo:
Buba Juniores - Aeminium (Terça-feira, dia 11, às 21 horas no Martim de Freitas)

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

[Liga] Mansturbinas 1-3 Buba Juniores (*)


E começa a Liga Amadora de Futsal de Coimbra!

Primeiro jogo e logo contra uma equipa que na temporada passada tinha ficado melhor classificada que os Buba. Logo, era de esperar um jogo de extrema dificuldade.

Os Buba Juniores apresentaram-se com alguns dos jogadores contratados no último defeso (Miki, Luís, Tiago e Mário), duas delas com entrada directa no cinco inicial. Aposta ganha… Sensivelmente 5 minutos de jogo e Miki marca o primeiro golo da partida, num momento em que as duas equipas ainda se estavam a conhecer. Um golo que premiou a maior ousadia dos Buba Juniores.

Quando se esperava uns Buba fiéis ao seu estilo de jogo (defesa bastante unida com aposta no contra-ataque), isso não se verificou. A equipa enervou-se e não soube lidar com a pressão do adversário. Nessa altura um grande Paulo esteve em campo adiando sucessivamente o golo. Mas, como diz o povo “Tanta vez vai o rato ao moinho que um dia fica lá com o focinho”! Assim foi, golo justo dos Mansturbinas, restabelecendo a igualdade no marcador.

Novamente o golo altera a atitude dos Buba em campo. A equipa assumiu as despesas do jogo e começou a ter mais bola no pé, a querer construir e a talhar o ritmo de jogo. Até ao intervalo as melhores ocasiões foram única e exclusivamente dos Buba Juniores, com duas jogadas de 2 para um desperdiçadas.

Durante o intervalo fez-se as devidas correcções e a equipa entrou muito bem. Deu a bola ao adversário e jogou em contra-ataque. Os Mansturbinas, salvo raras excepções, optavam sempre por remates de longa distância que na maioria das vezes embatiam directamente na parede do pavilhão.

Os Mansturbinas pressionavam alto, mas os Buba não se inibiram com tal atitude do adversário e em poucos toques na bola conseguiam, na grande maioria das vezes, desenvencilhar-se dos marcadores directos, originando jogadas de 2 para 1 e 3 para 1. Nessa altura aparece o segundo golo dos Buba, da autoria do Vinhas!

Pouco depois do golo, acontece um lance no mínimo bizarro! Dois jogadores dos Buba ficam isolados só com o GR adversário pela frente. O GR “atropela” o portador da bola, mas esta sobra para Lopes que com a baliza aberta tinha o golo da tranquilidade nos pés… Mas, apita o árbitro! Falta a favos dos Buba. Um dos árbitros mostra, como é óbvio, o cartão vermelho ao GR, mas com os protestos da equipa adversária, o outro árbitro vai contra a primeira decisão e mostra cartão amarelo! Decisão completamente errada! Primeiro porque se queria mostrar amarelo, deixava o lance decorrer até ao fim e no final da jogada (e mais que provável golo) mostrava o cartão amarelo ao atleta! Segundo, se pára o jogo com golo iminente o único cartão que deve mostrar é um, vermelho, ainda para mais porque a falta assim o exigia!

Depois de algumas discussões o jogo recomeça. No tal livre bizarro, marcado a favor da equipa visitante, com benefício para o infractor, os Buba chegam ao terceiro golo, por intermédio de João Silva. Grande jogada colectiva!

Até ao fim, foi defender a vantagem. Resultado justo num jogo bastante complicado.

* Texto elaborado por Filipe Goucha

Jogaram pelos Buba Juniores:
89- Paulito
2 - Filipe
30- Miki
31- Mário
52- Lopes

Jogaram ainda:
10- Luis
13- João Silva
18- Tiago
20- Vinhas

Golos:
0-1 Miki
1-2 Vinhas
1-3 Joao Silva

Próximo Jogo:
Buba Juniores - Torre Bera (Terça-feira, dia 04, às 21 horas no Martim de Freitas)