sábado, 19 de março de 2011

A regra do atraso ao guarda-redes

Durante o jogo de ontem, os All United joagram nos últimos minutos no sistema conhecido por 5x4, utilizando o guarda-redes avançado.
O que reparei durante esse momento foi um desconhecimento de uma das regras de futsal tanto da parte dos árbitros como da equipa adversária (que também desempenham a função de árbitro noutros jogos), a regra dos atrasos ao guarda-redes.

O que diz a regra, que pode ser consultada no regulamento, é o seguinte:

Guarda redes - Poder ou não jogar a bola

Após uma defesa, o guarda-redes só poderá voltar a jogar a bola no meio campo adversário. (excepto se ela tocar num adversário ou acidentalmente num colega).

Numa reposição de bola feita por um colega de equipa, caso haja atraso ao guarda-redes este poderá jogar a bola, tendo 4 segundos para o fazer. Depois de fazer o passe, só a pode voltar a jogar no meio campo adversário. (excepto se ela tocar num adversário ou acidentalmente num colega).

Após o lançamento de baliza (pontapé de baliza), o guarda-redes não pode voltar a jogar a bola, nem no seu meio campo nem no meio campo adversário. (excepto se ela tocar num adversário ou acidentalmente num colega).

Caso o guarda-redes venha a tocar a bola novamente no seu meio campo, sem que esta toque num adversário, a sua equipa será penalizada com um pontapé-livre indirecto no local da infracção. Se ele o fizer com as mãos fora da sua área de grande penalidade, será a sua equipa penalizada com um pontapé-livre directo.


O que está a negrito foi a parte da regra que os intervenientes no jogo revelaram desconhecimento. Ou seja, após o lançamento de baliza o guarda-redes só pode voltar a receber a bola após um adversário ter tocado nela, independentemente de estar no próprio meio-campo ou no meio-campo adversário. Esta situação aconteceu por duas vezes durante os últimos minutos do jogo de ontem.

A minha pretensão com esta explicação é apenas chamar a atenção de todos os intervenientes para esta pequena excepção à regra dos atrasos ao guarda-redes, para que a situação do jogo de ontem não se volte a repetir.

Bons jogos


0 comentários: